AUTORES


Alfredo Wagner Berno de Almeida
Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professor colaborador da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, como professor e pesquisador do Centro de Estudos do Trópico Úmido-CESTU. Atuando principalmente nos seguintes temas: povos tradicionais, etnicidade, conflitos, movimentos sociais, processos de territorialização e cartografia social, Amazônia.



Alberto Banal
Diplomado pelo Liceo Classico Maffei de Verona, doutor em Filosofia pela Universitá degli Studi de Milão (Itália), é jornalista, historiador e fotógrafo. Como integrante da Associação de Apoio as Comunidades Afrodescendentes – AACADE, ao longo dos últimos oito anos de trabalho com os quilombos da Paraíba conseguiu construir um acervo com mais de 25.000 fotografias cujo uso é destinado, através de exposições, publicações e outros tipos de eventos, dar visibilidade e difundir conhecimento sobre a realidade de hoje e os desafios para o futuro das próprias comunidades.



Maria Ester Pereira Fortes
Graduada em ciências sociais e mestre em Antropologia Social (Unicamp, 2004) é analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário/antropóloga do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Atua, desde 2006, na regularização de territórios das comunidades quilombolas no estado da Paraíba.



Fernanda Lucchesi
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2000). Mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2004). Desde 2006, exerce a função de antropóloga no Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas do INCRA. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia e História, Identidade e Relações Étnico-raciais. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo
.


Rodrigo de Azeredo Grünewald
É graduado em Ciências Sociais e Mestre e Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor associado da Universidade Federal de Campina Grande. Através de programa de Pós-Doutorado atuou como visiting scholar no departamento de antropologia da Universidade da Califórnia em Berkeley entre 2005 e 2006. Além da publicação de livros e artigos, Rodrigo tem atuado em trabalhos junto a sociedades indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais, tanto ligados à educação indígena quanto ao de reconhecimento étnico e territorial de quilombos e ainda em questão de conflito socioambiental envolvendo uma comunidade ribeirinha. É ainda editor do periódico científico Cadernos do Leme, coordenador do laboratório de estudos em movimentos étnicos (LEME), membro do grupo Cultura Turismo e Sociedade (CULTUS) e do laboratório de pesquisas em etnicidade, cultura e desenvolvimento (LACED).



Rogerio Humberto Zeferino Nascimento
Possui formação em Ciências Sociais na Universidade Federal da Paraíba, campus II (1992), mestrado em Ciências Sociais também na Universidade Federal da Paraíba, campus I (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Na graduação a área de concentração do bacharelado foi Antropologia, no mestrado a linha de pesquisa foi "Política e Trabalho" e no doutorado Política foi a área de pesquisa. Atualmente é professor adjunto doutor retide da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campina Grande - PB. Leciona nesta instituição disciplinas da área de Antropologia no curso de Ciências Sociais. Participa do Núcleo de Sociabilidade Libertária - Nu-Sol - da PUC de São Paulo, do coletivo editorial de Verve - revista semestral do Nu-Sol/PUC-SP e do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos - LEME - da UFCG. Tem interesse voltado principalmente para os seguintes temas: pensamento social, movimento operário, imprensa operária, anarquismo, história das Ciências Sociais, quilombo e ateismo.



Mércia Rejane Rangel Batista
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande, Professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG; Coordenadora do Curso de Licenciatura Indígena (PROLIND) da UFCG desde 2009 e Professora-Tutora do Grupo PET Antropologia (MEC/SESu). Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia, identidade étnica, antropologia política, etnologia indígena e memória. Desenvolveu pesquisas juntos aos Povos Truká, Tumbalalá e Tuxá. Tendo realizado o trabalho de pesquisa para a produção do relatório de identificação territorial (RTID) do Quilombo Grilo (Paraíba), entre os anos de 2008-2009. Atualmente vem pesquisando a presença de grupos ciganos na Paraíba.



Maria Ronizia P. Gonçalves
É graduada em Ciências Sociais, com habilitação em Antropologia, pela Universidade Federal do Acre - UFAC (1997) e mestre em Ciências Sociais, área de concentração Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2004). É Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário/Antropóloga do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, desde 2006.



Rosa Lima Peralta
Graduada em Comunicação Social pela UFRJ e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPB. Sua dissertação, intitulada “Desenvolvimento e sustentabilidade: novas interfaces da luta quilombola”, foi defendida em 2012 e teve como objeto de pesquisa a paisagem de duas comunidades quilombolas do estado: Senhor do Bonfim, situada na área rural do município de Areia, no brejo paraibano, e Paratibe, na capital João Pessoa. Entre 2005 e 2008 trabalhou na ONG Koinonia como assistente do Programa Egbé – Territórios Negros e editora assistente do site Observatório Quilombola (www.koinonia.org.br/oq). Durante esse período, atuou na articulação de diversos atores e movimentos sociais em prol da causa quilombola.



Maristela Oliveira de Andrade
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1978) e doutorado Troisieme Cycle - IHEAL - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1983). É Professora Associada IV da Universidade Federal da Paraíba, integra os programas de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Antropologia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em populações afro-brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: religiosidades e movimentos religiosos, memória, desenvolvimento e meio ambiente, cultura regional e populações "tradicionais" do entorno de unidades de conservação.



Roberto Malighetti
Possui graduação em antropologia cultural pela McGill Univesity de Montreal (Canada) e em filosofia pela Università degli Studi di Pavia (Italia) e doutorado em Antropologia Cultural pela Università La Sapienza di Roma (Italia). È professor titular da Università degli Studi di Milano Bicocca (Italia). Realiza pesquisas etnográficas no Brasil desde 1990. Suas publicações se concentram principalmente na antropologia aplicada e do desenvolvimento, nas culturas afro-brasileiros e nos Quilombos, nas favelas e nas políticas de marginalização,nas práticas de resistência e nas novas formas de cidadania, na epistemologia e na metodologia de pesquisa.



Francinete Fernandes de Sousa
Doutora em Letras pela UFPB, ex-bolsista do IFP/FORD(2003). Professora retide, do curso de Arquivologia, da Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Arquivo e Patrimônio. Mestre em Biblioteconomia. Pós Graduada em Pesquisa Educacional e licenciada em Letras(UFPB). Tem experiência em Análise Documentária, Oficina de Texto, Cultura e Cidadania, atuando principalmente com os seguintes temas: linguagem Documentária, linguística, informação social, arquivo, biblioteca, cidadania e cultura. Presta assessoria pedagógica a AACADE(Associação de Apoio aos Assentamentos e Comunidades Afro descendentes da Paraíba) e coordena o projeto Casas de Leitura: uma aventura do Saber-PB.




Marco Antônio de Oliveira Tessarotto
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (2006), mestre em Sociologia da Mídia pela Universidade Federal da Paraíba (2009), graduando em Letras pela UFPB virtual (EaD/UFPB-2012), especialização em andamento pela Universidade Federal de Alagoas em Gestão Púbica (2012), Consultor temporário na Fundação Roberto Marinho (2012-2013) e assistente voluntário no Projeto Fotógrafos de Rua vinculado aos trabalhos da AACADE e CECNEQ. Lecionou Filosofia, Sociologia e Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Médio na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (2010-2012). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Sociologia para as mídias com ênfase nos estudos de impactos em Televisão e Radiodifusão Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, identidades, quilombolas, inclusão social, efeitos midiáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário